"Just Like a Woman" - Nina Simone


"Just Like a Woman" - Nina Simone

Eunice Kathleen Waymon, conhecida como Nina Simone, nasceu em 21 de fevereiro de 1933 em Tryon, na Carolina do Norte (EUA) e faleceu em 21 de abril de 2003 em Carry-le-Rouet, na França. Sua carreira foi articulada entre os gêneros musicais jazz, folk, gospel, soul, R&B e blues, que a tornaram conhecida mundialmente, principalmente pelas músicas “Feeling Good”, “I Put a Spell on You”, “Don’t let me be misunderstood”, “Here comes the sun”, “Mississippi Goddam”, “My baby just cares for me”, entre outras.

Ingressou na célebre Escola de Música de Juilliard, sendo uma das primeiras mulheres negras a integrar a instituição. Iniciou sua carreira musical precocemente, quando aprendeu a tocar piano com apenas três anos. Sua fama deu-se após o lançamento de seu primeiro álbum, nomeado “Little Girl Blue”, que acabou rendendo um contrato com a Colpix Records, sua gravadora inicial.

Também se destacou por posicionar-se contra ao racismo na crescente onda que tomava os Estados Unidos na década de 1960. Foi a partir de 1964, quando trocou de gravadora, estabelecendo contrato com a Philips, que Nina Simone passou a incluir em suas músicas temas relacionados aos direitos civis, desigualdade social e de gênero, mulheres e negros.  
Com o lançamento da música “Mississippi Goddam”, a artista modificou completamente seu repertório, transformando sua arte em política ao perceber o que era ser uma mulher negra nos Estados Unidos, transformando-se em um símbolo de combate ao racismo e ao preconceito de gênero.

Apesar de sua arte ser indispensável para o ativismo, tendo destaque até os dias de hoje, também ocasionou sua perda de espaço entre o público e algumas gravadoras. Assim, Nina Simone afastou-se dos Estados Unidos e passou por diversos países até sua morte na França.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"I'm not the next Usain Bolt or Michael Phelps, I'm the first Simone Biles" - Simone Biles

"The function of freedom is to free someone else" - Toni Morrison

Fly away, "Queen Bess" - Bessie Coleman