"The function of freedom is to free someone else" - Toni Morrison
"The function of freedom is to free someone else" - Toni Morrison
Chloe Ardelia Wofford nasceu em 18 de Fevereiro de 1931, em Lorain, Ohio, nos Estados Unidos. Aos doze anos, converteu-se ao catolicismo e recebeu um nome de batismo: Anthony. Foi a partir da derivação deste designativo que criou seu nome artístico, “Toni”, e seu último nome, “Morrison”, que veio do sobrenome de seu marido.
Leitora ávida desde cedo, se inspirou em Jane Austen e Tolstói, além dos casos populares ocorridos entre a população negra norte-americana para construir suas obras ficcionais. Entre 1949 e 1957, Toni frequentou as Universidades de Howard, Cornell e Houston, nesta última atuando como professora. Trabalhou também como editora na “Random House”, onde contribuiu para que diversas obras de autores negros fossem publicadas.
Enquanto estudava na Universidade de Howard, Toni passou a escrever ficção, e se tornou parte de um grupo de literatura, onde apresentou seu primeiro conto, que daria base para seu primeiro livro,The Bluest Eye, no qual ela descreve uma menina negra que sonhava em ter olhos azuis. Suas próximas obras foram indicadas a vários prêmios, nacionais e internacionais, e seu romance Beloved gerou uma grande comoção ao não ser premiado, fazendo com que 48 escritores e críticos negros protestassem contra a premiação. Desta forma, o livro, que conta a história de uma escrava, recebeu grande reconhecimento e se tornou uma adaptação cinematográfica e, mais tarde, ganhou o Prêmio Pulitzer de Ficção.
No ano de 1993, Toni Morrison se tornou a primeira mulher negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura, por dar voz aos principais aspectos da vida e as maiores dificuldades dos negros nos Estados Unidos. Suas obras, em geral, mostram a experiência de mulheres negras fortes durante os séculos XIX e XX, mas a autora deixa claro que não são livros feministas, ainda que sejam contra o patriarcado.
Comentários
Postar um comentário